Pesquisar este blog

sábado, 22 de agosto de 2015

RETROSPECTIVA DO FUTEBOL EM MATO GROSSO!

JOACIR HERMES DE AMORIM
DA REPORTAGEM

O Estadio Governador José Fragelli, o Verdão, foi construído para que os times da Capital, pudessem disputar o Campeonato Brasileiro, já que o Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha, com capacidade para apenas 7 000 pessoas, não comportava o público exigido pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Governador do Estado de Mato Grosso, assina Decreto de criação do estádio que levaria seu nome.
A inauguração parcial do Verdão foi com um jogo amistoso, entre o Fluminense do Rio de Janeiro, que no ano de 1975, sob o comando de Francisco Horta, havia montado um time contratando alguns dos melhores jogadores do futebol brasileiro e que veria ser apelidado pela imprensa brasileira de A MÁQUINA TRICOLOR, em referencia ao Time argentino RIVER PLATE, que nos anos 1950, havia montado um time com os melhores jogadores da América do Sul, apelidado de LA MAQUINA. O time carioca venceu com um gol do centro avante Gil, comprado ao Comercial de Campo Grande e que foi um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro de 1975.

                                                    Construção do estádio Verdão                             Foto:  Acervo/Macedo Filho
A inauguração definitiva foi com um torneio realizado entre o Flamengo do Rio de Janeiro e os times mato-grossense, Mixto, Dom Bosco e Operário de Várzea Grande. O rubro negro carioca foi o Campeão, vencendo o Mixto na decisão.

Fachada do estádio Governador José Fragelli, o Verdão.                      
A construção do estádio Verdão, propiciou a época de ouro do futebol Mato-grossense. Futebol de alta qualidade, com a contratação de jogadores conhecidos, vindos dos grandes centros do futebol brasileiro, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Mixto, Dom Bosco e Operário de Várzea Grande, montaram grandes times, fizeram boas campanhas em campeonatos brasileiros e protagonizaram grandes jogos contra os times grandes do Brasil, como o Mixto que no Verdão, venceu o Vasco da Gama com um gol olímpico do ponta direita Pelezinho, aos 44 minutos do 2º tempo em 1976. E que em um jogo também contra o Vasco da Gama, em São Januário, valendo vaga para a Semifinal do Campeonato Brasileiro de 1977, empatou  e ficou de fora, porque Pastoril, jogador formado no Vasco, perdeu um pênalti ou o Dom Bosco que também pelo Campeonato Brasileiro, goleou em 1978, o Fluminense por 5 a 2, também no Verdão.
1º jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá. 1981, contra a Seleção da Suíça.          Foto: Acervo/Macedo Filho
Em 1981, com lotação máxima, mais de 75 000 torcedores, a Seleção Brasileira vence a Suíça por 1 a 0, no primeiro jogo da Seleção Brasileira em Cuiabá. Já era aquele time maravilhoso montado por Telê Santana e que encantou o Brasil e o mundo na Copa do Mundo de 1982, na Espanha. O time titular era formado por: Valdir Perez; Leandro, Oscar, Luizinho e Junior; Toninho Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico; Paulo Izidoro e Éder e ainda tinha mais outros 14 cobras no banco. Eram 25 craques que formavam aquele time encantado e que encantou uma geração inteira.

Nas Copas de 1986 e 1990 ainda foram formados times bons, mas de 1996 para cá o futebol brasileiro mergulhou num mar de corrupção (se bem que isso acontece desde à criação do futebol no mundo), o nível de times e jogadores despencou e a lembrança mais recentes são os fiascos da Copa no Brasil e da Copa América também realizada aqui.

SERÁ QUE AINDA VAMOS AFUNDAR MAIS!!! JÁ CHEGAMOS AO FUNDO DO POÇO???


Nenhum comentário:

Postar um comentário